Ciência Suja

MESACAST #1 - A indústria do tabaco do século 21: nova cara, velhos costumes

December 16, 2021

Na década de 1990, vários documentos secretos da indústria do tabaco foram revelados. Eles mostravam como essas corporações agiam para deliberadamente distorcer a ciência e enganar a população – tudo para evitar maiores limitações aos seus produtos. Desde então, essas mesmas empresas vêm projetando uma imagem de que mudaram de atitude, mas isso é apenas uma fachada. 

 

Na estreia da nossa intertemporada, convidamos Stella Bialous (professora da Universidade da Califórnia em São Francisco/EUA), Mariana Pinho (coordenadora do Projeto Tabaco da ACT - Promoção da Saúde) e Silvana Turci (responsável pelo Observatório para o Monitoramento das Estratégias da Indústria do Tabaco) para um debate sobre as táticas atuais dessa indústria. 

 

Da lavoura aos laboratórios de pesquisa, passando pelo congresso nacional e pela pandemia de Covid-19, saiba o que a indústria do tabaco tem feito para evitar maiores regulações sobre produtos que, hoje, matam 8 milhões de pessoas ao ano. Essas estratégias, aliás, foram apontadas no Índice Global de Interferência da Indústria do Tabaco 2021 – e o Brasil caiu no ranking, infelizmente.

 

Este episódio e a intertemporada do Ciência Suja têm o apoio da ACT - Promoção da Saúde.

 

Leia a versão brasileira do Índice de Interferência da Indústria do Tabaco 2021: https://bit.ly/IndiceInterferencia2021

 

Compre o livro Roucos e Sufocados, mencionado no episódio: https://amzn.to/3pShekI (ao comprar por esse link, o Ciência Suja fica com uma porcentagem que nos ajuda a manter o projeto de pé) 

 

Outras indicações de leitura:

Merchants of Doubt: https://amzn.to/30rDCJ4

O Imperador de Todos os Males: https://amzn.to/3oWVt4f

 

Siga o Ciência Suja nas redes sociais! Estamos no Instagram, Twitter e Facebook.

Podbean App

Play this podcast on Podbean App