Ciência Suja

MESACAST #2 - Alimentos ultraprocessados: negacionismo de comer

January 27, 2022

Diversionismo, lobby junto a políticos, publicidade tendenciosa… boa parte da indústria dos alimentos incorporou técnicas de negacionismo científico para continuar promovendo produtos que hoje são comprovadamente danosos para a saúde populacional. Sim, falaremos dos alimentos ultraprocessados, do que eles representam para a nossa saúde e quais as estratégias atuais de seus fabricantes para evitar tributações e outras regulações.

No segundo episódio da intertemporada do Ciência Suja, participam da conversa a socióloga Paula Johns, do Comitê Gestor da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável e diretora geral da ACT - Promoção da Saúde; a nutricionista Laís Amaral, do Programa de Alimentos do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec); e a também nutricionista Luiza Antoniazzi, do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Universidade de São Paulo. 

Este episódio e a intertemporada do Ciência Suja têm o apoio da ACT - Promoção da Saúde. 

Dicas de leitura sobre o assunto (ao comprar pelos links abaixo, o Ciência Suja fica com uma porcentagem da venda que nos ajudar a manter o projeto de pé):

Uma Verdade Indigesta: como a indústria alimentícia manipula a ciência do que comemos: https://amzn.to/3FWhUvC 

Nutricionismo: https://amzn.to/35jxlkN

 

Siga o Ciência Suja nas Redes sociais. Estamos no instagram, Twitter, Facebook e YouTube.

Podbean App

Play this podcast on Podbean App