Ciência Suja

MESACAST #3 - O mercado da ciência

February 24, 2022

Pense em uma empresa que GANHA dinheiro de quem FORNECE um produto para ela e que, além de ainda poder VENDER esse produto, NÃO PAGA a equipe interna que realiza o controle de qualidade. Parece absurdo?! Pois é assim que funciona parte considerável do mercado de publicação de artigos científicos. Os pesquisadores muitas vezes pagam para poder publicar seus estudos em um periódico científico, que ainda vende a assinatura para os membros da comunidade científica. E quem faz a revisão dessas pesquisas (a chamada revisão por pares)? Via de regra, CIENTISTAS VOLUNTÁRIOS. Não é à toa que a Elsevier, uma das maiores editoras de periódicos científicos do mundo, registra margens de lucro entre 30 e 40%, com um faturamento anual de 17,9 bilhões de reais.

Mas o problema é que esse modelo de negócio está prejudicando a ciência. Revistas predatórias vêm se multiplicando, pesquisadores estão ficando sem acesso a estudos ou não conseguem bancar a publicação de descobertas importantes… Neste episódio da intertemporada, trouxermos Altay de Souza (podcast Naruhodo), Carlos Orsi (Revista Questão de Ciência) e Helena Nader (Academia Brasileira de Ciências) para discutir esses assuntos e apontar soluções para o futuro.

 

 A intertemporada do Ciência Suja tem o apoio da ACT - Promoção da Saúde.

 

Compre o livro “Ciência no Cotidiano”, do Carlos Orsi e da Natalia Pasternak, que ganhou o Prêmio Jabuti de 2021 na categoria “Não Ficção - Ciências”: https://amzn.to/3s82P6v

 

A cada compra na Amazon por este link, o Ciência Suja ganha uma porcentagem da venda que ajuda a manter nosso projeto de pé. Confira outros livros relacionados ao episódio de hoje:

 

Contra a Realidade (Natalia Pasternak e Carlos Orsi): https://amzn.to/3BHTPrJ

 

Junk Science (Dan Agin, sem tradução): https://amzn.to/3K2UbfR

 

O Mundo Assombrado pelos Demônios (Carl Sagan): https://amzn.to/3IdcVIU

Podbean App

Play this podcast on Podbean App