Ciência Suja

MESACAST #2 - Ciência (e pseudociência) no Legislativo

August 11, 2022

O Legislativo, tanto por propor leis quanto pelo seu papel fiscalizador, exerce uma função essencial sobre o andamento e o desenvolvimento da ciência. Mas poucos são os deputados e os assessores acostumados a tomar decisões com base em evidências confiáveis – pelo contrário, muitas vezes é no Legislativo que certas pseudociências ganham corpo.

No segundo mesacast em parceria com o Observatório de Políticas Científicas, do IQC, o psicólogo e advogado Paulo Almeida, o advogado constitucionalista Roberto Dias e o técnico legislativo Alexandre Cruvinel debatem os meandros das decisões tomadas no congresso, quando o assunto é ciência. Lobby, audiência pública, populismo pseudocientífico… Teve de tudo!

O Observatório de Políticas Científicas, que tem o apoio do Instituto Serrapilheira, disponibiliza dados públicos sobre ciência, acompanha projetos de lei na área e produz conteúdos que se aprofundam nos desafios de políticas públicas no país, entre outras atividades. Para saber mais, acesse: https://observatorio.iqc.org.br/

O Ciência Suja agora também tem site: https://www.cienciasuja.com.br/

E está no Instagram (https://www.instagram.com/cienciasuja/), no Twitter (https://twitter.com/cienciasuja), no Facebook (https://bit.ly/3vhVjao) e no Youtube (https://bit.ly/3BkjWXx).

Podbean App

Play this podcast on Podbean App